Se no passado não eram poucos os carros que ferviam ao menor sinal de congestionamento, hoje eles rodam milhares de quilômetros sem apresentar grandes problemas.
Mas um fato não mudou: a forma de dirigir afeta diretamente a durabilidade do veículo e os custos de manutenção.
Conheça Os Sete Pecados que você pode cometer ao volante sem perceber e que causam desde um leve desperdício de combustível a uma quebra de câmbio automático.
1) Pegar no batente:
Ao manobrar, é comum segurar a direção hidráulica no fim do curso.
Nesse momento, pode-se ouvir a bomba da direção chiando e até mesmo a correia. Não adianta ficar forçando o volante no batente, pois as rodas já estão esterçadas ao máximo.
2) Acelerar, não frear:
Quando estão em um congestionamento ou semáforo em uma ladeira, muitos motoristas acabam mantendo o carro automático parado usando apenas a força do câmbio, acelerando aos poucos.
Isso jamais deve ser feito, pois aumenta a temperatura da caixa e acelera o desgaste dos materiais internos, provocando problemas nas válvulas solenoides e nos discos de acoplamento. No futuro, a transmissão pode começar a patinar ou dar trancos nas trocas de marcha. Por causa desse mau hábito, você pode ter de mandar abrir o câmbio para fazer um conserto. Não vai sair por menos de 1 000 reais (para trocar as válvulas) e pode passar dos 15 000 reais (se a caixa for substituída). A dica também vale para a transmissão manual. Segurar o carro em aclives só com a aceleração aumenta o desgaste do disco de embreagem.
3) Acelerar ao desligar:
Ainda tem gente que costuma dar uma última acelerada antes de desligar o motor.
Acreditava-se que assim as paredes dos cilindros estariam mais lubrificadas e facilitariam a partida no futuro.
Em alguns modelos com motores turbo, ainda há o risco de a última acelerada interromper a lubrificação da turbina antes de ela parar de girar.
A lógica vale também para o hábito que muitos têm de manobrar o veículo dando várias aceleradas.
4) Ter ligações perigosas:
Quando a carga da bateria acaba, o normal é transferir energia de outro veículo por meio de cabos auxiliares.
Você deve retirá-la da ignição antes de conectar os cabos, pois há risco de queimar o chip eletrônico da chave.
5) Forçar a barra:
Nunca suba em calçadas sem rebaixamento do meio-fio. É um hábito que destrói ou abrevia a vida útil dos pneus, ainda mais se estiverem com baixa pressão.
6) Parar sem freio:
Não deixe um carro automático estacionado na posição P sem o freio de mão acionado.
Isso força a trava do câmbio, pois todo o peso estará apoiado nela não projetada para o esforço, provocando dificuldades de engate
7) Relaxar no câmbio:
Alavanca de câmbio manual só serve para trocar as marchas, não para descansar a mão quando está num congestionamento.
O péssimo hábito desgasta aos poucos o trambulador, peça que faz a comunicação da alavanca com o câmbio.